SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
- Rogério Telmo
- 9 de jul. de 2024
- 3 min de leitura

O tema ¨SAÚDE MENTAL NO TRABALHO¨ tem importância relevante em qualquer discussão que atualmente se faça sobre SAÚDE no Brasil. Afinal, somos o país em que as pessoas mais se suicidam no mundo, mais de 13.000 em 2023, junto com Japão e Países Nórdicos e não temos a cultura de intolerância ao insucesso dos japoneses, nem a depressiva noite ¨eterna¨ dos nórdicos. Ao contrário, temos a cultura da resiliência, temos 300 dias de sol por ano no Nordeste e somos mundialmente reconhecidos pela alegria do Carnaval e do Futebol.
O que aconteceu com o nosso povo, então?
Pela primeira vez na história do trabalho, todas as gerações, repito, TODAS as gerações foram colocadas no mesmo ambiente de trabalho, desde os baby-boomers que cada vez mais resistem à aposentadoria pela miserabilidade da Previdência, até os milleniuns, que chegam ao mercado cada vez mais cedo como arrimo de famílias desestruturadas e empobrecidas. Soma-se a isso um mercado de trabalho cada vez mais estreito, em que os diversos processos de substituição do homem pela máquina, somados ao escasso treinamento e capacitação dos trabalhadores, resulta em índices de desemprego atemorizadores, de forma que se somarmos os efetivamente desempregados, aos que sequer procuram empregos, aos subempregados e a juventude ¨nem-nem¨ (nem estudam, nem trabalham), vamos alcançar mais de 30 milhões de pessoas (mais de 30% da população economicamente ativa).
Esse cenário resulta num ambiente de trabalho tenso, ansioso, muitas vezes doentio, gerando índices alarmantes de sofrimento mental no trabalho.
E o que fazer diante disso?
Junto com o SSMA EM PAUTA, estamos oferecendo o curso GESTÃO DA SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR que irá responder as seguintes perguntas:
Como fazer do ambiente de trabalho um contraponto positivo ao cenário negativo do mercado de trabalho?
Como retirar do trabalho não apenas a subsistência, mas também a satisfação com sua própria existência?
Como reconhecer os quadros de sofrimento mental quando ainda leves, quase imperceptíveis, antes que se tornem avançados e até mesmo ameaçadores da própria vida?
Como fazer do trabalho um retro alimentador das emoções positivas que são saudáveis e estimulantes?
Como conter e explorar o ESTRESSE POSITIVO, esse responsável pela inquietude que dá origem às grandes descobertas da humanidade, impedindo que ele evolua para o ESTRESSE NEGATIVO, esse adoecedor e autodestrutivo?
Essas são algumas das perguntas que o nosso Curso responde, a partir de estudos técnicos sobre a personalidade humana e suas características.
O Curso GESTÃO DA SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR já teve mais de 100 (cem) apresentações no país e no exterior, somando-se as apresentações em Universidades, Aulas de Pós-Graduação, Empresas diversas, PROTEÇÃO Eventos, Congresso da Academia de Ciências de Copenhage (Dinamarca) e Seminário de Salud en el Trabajo de Cartagena de Indias (Colômbia).
Essa é uma oportunidade de voltarmos à essa discussão que objetiva, sobretudo, o tratamento dos ambientes de trabalho, não somente das pessoas, como habitualmente é feito.
Entre no site www.ssmaempauta.com.br e se inscreva agora! Não perca a oportunidade!
Nos encontramos lá.
Luiz Fernando Hormain
Médico pela FURG, Pós-Graduado em Medicina do Trabalho pela FUNDACENTRO, Titulado pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT, Pós-Graduado em Perícia Médica pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica. Perito Médico de Tribunais do Trabalho e da Justiça Federal. Palestrante e Consultor da PROTEÇÃO. Consultor Médico de Empresas, entre elas, AMCOR, CIBRA Quimica, ITAIPU Binacional, Volkswagen do Brasil, Aurora Alimentos, Refinaria Riograndense e outras. Pesquisador Independente da Clinica de Lavoro da Universidade de Milano – Itália.
Comments